Disciplina “Fundamentos do Marketing Digital” – Pt. 6

Internet

Marketing Digital

O desenvolvimento da tecnologia está diretamente conectado à evolução da sociedade e, consequentemente, do Marketing, que estuda o consumidor. A tecnologia conecta as pessoas de maneira rápida e eficiente.

Método POST

O método POST consiste em quatro passos de estratégia social.

P (People/Pessoas) é a avaliação das atividades sociais do seu cliente;

O (Objectives/Objetivos) é a decisão do que você quer efetuar;

S (Strategy/Estratégia) é o planejamento de relacionamento adotado com os clientes;

T (Technology/Tecnologia) é a decisão sobre quais tecnologias digitais utilizar.

Princípios do Marketing Digital

Encontrabilidade: Como os sites são encontrados pelos mecanismos de busca. Envolve SEO (natural), Links Patrocinados (orgânico), etc.

Usabilidade (UX): É a experiência do usuário na sua página. É influenciado por diversos fatores, entre eles o design da página, se ela tem informações e recursos úteis, conteúdo relevante e alguma função para o usuário.

Credibilidade: Qualidade de algo em que se pode confiar. Isso pode ser gerado pelo próprio usuário, via depoimentos. Instigue o cliente a opinar sobre a compra.

Vendabilidade: São critérios antes da venda do produto, ou seja, as informações acerca dele. É o convencimento, a persuasão, a segurança que o cliente sente em poder comprar o seu produto. Existem alguns elementos de persuasão como por exemplo a escassez (restam apenas 2 unidades!), números  (678 pessoas já compraram esse produto!), autoridade (celebridades falando sobre o produto), prova social (pessoas comuns falando sobre o produto), reciprocidade (para baixar o nosso e-book, publique no Twitter!) e envolvimento (interação com a loja, eventos, conversação via Redes Sociais).

Triângulo de Serviços

Os serviços oferecidos pela empresa são todos os recursos de sustentação do negócio, por exemplo, a entrega, suporte, garantias, atendimento, etc. O bom serviço gera valor para o cliente. O Triângulo de serviços é a correlação entre a diretoria, os clientes e os funcionários. A relação da diretoria com o cliente (marketing externo/gera promessas), do cliente com os funcionários (marketing interativo/cumpre as promessas) e da direção com os funcionários (marketing interno/faz com que as promessas sejam possíveis)

Gaps em Serviços

Gap é, na realidade, a diferença do que se espera para o que se tem, ou seja, a expectativa e a realidade do serviço. Muitas vezes o que a organização pensa que uma ação é o desejo do cliente, mas não o é. O serviço esperado muitas vezes é divergente do serviço percebido. Existem cinco tipos: Knowledge (compreensão do que é serviço para o cliente x percepção para a empresa), Standards (padrão do cliente x padrão da empresa), Delivery (serviço prestado na visão do cliente x na visão da empresa), Communication (o que a empresa comunica x o serviço fornecido) e Expectation e Perception (expectativa e percepção do cliente x expectativa e percepção da empresa).

Uma imagem interessante que encontrei na internet e achei que deveria colocar aqui como um complemento é a seguinte, que mostra o Iceberg do Marketing Digital, um complemento ao Iceberg do Marketing visto na primeira aula.

Iceberg Marketing Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s