Game of Thrones: Estratégias de Promoção – Pt. 2

Bus Game of Thrones

Como prometido, hoje irei falar sobre uma das mais criativas estratégias de divulgação já criadas: a da 3ª temporada de Game of Thrones.

Primeiramente, há de se frisar que o trabalho dos estrategistas foi facilitado desde o princípio, já que o nome da série carrega a responsabilidade de representar uma famigerada série de obras literárias, As Crônicas de Gelo e Fogo. Soma-se a isto o enorme sucesso alcançado pelas duas primeiras temporadas, uma franquia milionária, um enredo polêmico e envolvente e “voilá”, você tem um material extremamente precioso para um campanha de marketing, além de gerar mídia espontânea com uma naturalidade imprevisível.

Bom, a primeira estratégia sobre a qual falarei é, talvez, uma das mais fantásticas já desenvolvidas. Trata-se da sombra do dragão (criaturas presentes nas séries), estampada em diversos cartazes e outdoors em diversas cidades ao redor do mundo. Mas a que mais chamou a atenção foi, sem dúvida, a do prédio da HBO, em Los Angeles. Isso atiça a imaginação do consumidor. Sensacional, não é mesmo?

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Prédio da HBO, Los Angeles

Essa imagem também foi divulgada em veículos de comunicação, como jornais impressos e revistas. Isso gerou um Buzz Marketing (boca a boca) em larga escala, e uma criação de mídia espontânea em blogs e Redes Sociais, com fãs tirando fotos das imagens e postando em seus perfis.

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O dragão nas páginas dos jornais

Foram utilizados, também, recursos de transmídia, com a veiculação de vídeos como este na televisão e nas Mídias Sociais:

Exposições levavam o Trono de Ferro e outros elementos a vários cantos do mundo (inclusive no Brasil), e os fãs podiam interagir e adentrar na atmosfera épica do seriado.

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Trajes “selvagens”, de Game of Thrones

Em uma praia na Inglaterra, ossos artificiais de um dragão “apareceram” repentinamente. “Será que eles voltaram?“.

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Ossada de um dragão, Charmouth (UK)

Mais promoções: tatuagens gratuitas com os brasões das casas de GoT…

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Stark e Targaryen: poderosas casas de Westeros

…e comidas típicas dos reinos fictícios distribuída nas ruas.

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Alguém pediu uma pizza de Westeros?

Os corvos, animal que representa a organização Patrulha da Noite e aparece comumente nos sonhos de Bran, um dos personagens, foram vistos regularmente nas maiores cidades do mundo.

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Simbolismo: o corvo da Patrulha da Noite

Em Westeros, há uma taberna em cada esquina, onde misturam-se a nobreza e a plebe (um ótimo lugar para se conseguir informações, diga-se de passagem). Sabendo disso, uma cervejaria fechou um acordo com a franquia e lançou a cerveja oficial de GoT.

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Cerveja de GoT. Vai um gole?

Já imaginou ir do trabalho à sua casa sentado no Trono de Ferro? Pois é. Em Nova York, uma estratégia divulgação levava as pessoas de bicicleta até os seus destinos. Houveram filas de espera pelo transporte. Algo simples, mas que gerou um boca-a-boca de caráter internacional.

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É ou não é a bike dos seus sonhos?

Como dissemos no início, tamanho sucesso gera muita mídia espontânea, tanto pelos consumidores quanto por outras marcas. A Fox entrou na onda e desenvolveu uma abertura em “Os Simpson” inspirada em Game of Thrones.

E em Family Guy.

E esses são apenas alguns poucos exemplos. Milhares de fanáticos pela série criaram blogs, páginas, comunidades, fóruns de discussão e os outros recursos interativos como enquetes, vídeos, imagens, memes, etc. Isso sem contar na cobertura da mídia tradicional, que anunciava a cada nova promoção, revelação de integrantes do elenco e produtores, prêmios, eventos relacionados a Game of Thrones. O CEO da Warner afirmou que até mesmo a pirataria tornou-se algo produtivo para a campanha. E os eventos recentes do final da terceira temporada (O Casamento Vermelho – episódio com mais audiência já registrada) prometem trazer ainda mais repercussão para o seriado. O que podemos esperar para a próxima temporada?

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