Wagner Moura e a retaliação da Dafra: você por cima da m****

Dafra

Durante os estudos do marketing digital, aprendemos que existem três níveis de relacionamento com o consumidor. São elas a lealdade (quando o cliente se torna defensor, advogado da sua marca e por si só faz o buzz marketing, o boca a boca), a rejeição (quando o cliente abandona a sua marca para comprar produtos de outra empresa) e o pior  mais temido pelos profissionais de marketing: a retaliação. Essa última ocorre quando, insatisfeito com o seu produto, o cliente passa a falar mal e  vingar-se da marca trazendo prejuízos e espalhando para os outros clientes uma imagem ruim.

Nas primeiras aulas do curso de Marketing Digital, tivemos um exemplo disso em sala de aula. São dois vídeos sobre a marca de motocicletas Dafra, que utilizou-se de uma estratégia de comercialização cara, contratando um dos atores mais famosos da atualidade, Wagner Moura. Acontece que essa estratégia não foi tão bem sucedida, pois um vídeo parodiando o comercial acabou por fazer mais sucesso do que o próprio vídeo comercial. Abaixo, em sequência, o comercial original e a paródia. Confiram (e riam um pouco) uma das retaliações mais bem sucedidas da internet brasileira:

AVISO: O vídeo abaixo contém palavrões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s