A diferença entre a Rede de Pesquisas e a Rede de Display do Google

Redes Display e Pesquisas

A melhor maneira de se trabalhar com o Google Adwords é fazendo campanhas distintas nas duas redes, já que elas funcionam de maneiras diferentes. Saiba quais são as principais diferenças entre elas:

A Rede de Pesquisas

Quando você pensa em fazer uma pesquisa no seu computador, seja pro seu trabalho de escola ou apenas para se informar, no que você pensa? A resposta imediata, para cerca de 85% da população brasileira (leia mais aqui), é a mesma: Google. Quando o usuário faz uma busca, aparecem dois tipos de resultados:

1- os orgânicos (resultados não pagos, onde o Google utiliza um algoritmo secreto com critérios diversos para determinar a relevância. É ai que trabalha o profissional de SEO, ou Searching Engine Optimization).

2- os links patrocinados (resultados através de cruzamentos de palavras-chave. Os anunciantes as escolhem e pagam por clique em suas páginas).

Google Adwords - Rede de Pesquisa

Observe essa busca feita através da combinação de palavras-chave “carro novo”. Os anúncios foram destacados em vermelho. Note que os resultados pagos que aparecem centralizados ficam em uma caixa com uma cor rosa levemente diferente do branco no restante da página (nesse caso, os três primeiros) e também aparecem na barra lateral. Repare também que o próprio buscador avisa que se trata de resultados patrocinados.

Observações importantes:

– Os resultados das buscas são independentes, ou seja, uma não influencia na outra.

– Os resultados são diferentes em plataformas móveis (será tratado mais tarde).

– Outras plataformas do Google também estão vinculadas à Rede de Pesquisa, como o Gmail, o YouTube, o Orkut e o Blogger.

A Rede de Display

Existem plataformas associadas e cadastradas no Google Adsense que são parceiras do Google. Elas vão desde grandes portais (G1, Último Segundo, etc.) a pequenos sites e blogs. O que isso quer dizer? Significa que essas plataformas autorizam a veiculação de anúncios em seus sites, e são financeiramente recompensadas por isso. Dessa maneira, o anúncio pode aparecer apenas em sites específicos e direcionados por temas. Por exemplo: se você entrar em um site sobre cães, possivelmente os anúncios que aparecerão serão relacionados a animais, como rações, coleiras, etc. Mas não necessariamente, isso quem determina é o autor da campanha. Grandes anunciantes como a Saraiva, o Submarino e o Decolar.com investem nos mais diversificados ramos da internet.

Google - Rede de Display

Google Adwords - Rede de Display

Observe as imagens feitas através do site Doentes por Futebol. Perceba que, em destaque, há dois anunciantes: o CCAA, uma escola de inglês muito popular no Brasil e a Samsumg, a gigantesca corporação de tecnologia da informação. Isso quer dizer que essas empresas fizeram amplas pesquisas e decidiram investir em anúncios em diversos tipos de sites, incluindo o site em questão, especializado em esportes, mais especificamente o futebol. Cada vez que o usuário entrar na página, aparecerão, muito provavelmente, anúncios diferentes. Porém, há a opção de segmentação, como vemos abaixo:

Google - Rede de Display 2

Nesse caso, um grande anunciante, a Netshoes, segmentou seu público, ou seja, decidiu veicular sua marca e produtos esportivos em um dos grandes parceiros da Google, o globoesporte.com (vinculado ao portal G1).

O Google oferece um mundo totalmente novo para quem quer investir em publicidade na internet, os quais podem ser utilizados em prol de campanhas de marketing de variados tipos e dimensões, dependendo da estratégia escolhida. Mas se há algo inquestionável, é a eficiência desses sistema.

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